Me separei e passei a pagar o financiamento sozinho. Qual é o meu direito?

Especialistas respondem dúvida de leitor sobre direito de família.

Casal em dúvida
Leitor quer saber como pode ser feita a partilha dos valores antes da separação e se ex pode ter fatia em um novo financiamento.

Estou separado desde julho de 2019, mas ainda não oficializamos o pedido judicial do divórcio. Desde então eu pago os dois financiamentos que já tínhamos. É possível solicitar a partilha de bens que correspondem aos gastos anteriores à separação? Posso adquirir algum financiamento mesmo que eu não tenha legalizado o divórcio: Ela tem algum tipo de direito nesse novo financiamento?

Resposta de Samir Choaib* e Andrea Della Bernardina Baptistelli*:

Apesar de não terem se divorciado legalmente a separação de corpos põe fim aos direitos sobre a comunicação de novos bens. Desse modo, tudo que foi adquirido onerosamente ou gratuitamente após a separação de fato não integra o patrimônio comum do ex-casal, independentemente do regime de bens adotado.

Quanto às parcelas de financiamentos pagos exclusivamente por um dos cônjuges após a separação de fato, se casados na comunhão parcial de bens, tais parcelas deverão ser consideradas no momento da partilha, não tendo sua ex-cônjuge direito à meação da totalidade do bem, mas somente em relação às parcelas pagas durante o casamento.

Desde que não seja exigida (o que é improvável) a assinatura da sua ex-esposa pelo agente financeiro, é possível adquirir um novo imóvel, mesmo não tendo legalizado o seu divórcio. Ela não terá nenhum direito sobre esse bem, desde que seja possível provar a separação de corpos ocorrida.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela PUC-SP. É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, responsável pela área de planejamento sucessório do escritório.

*Andrea Della Bernardina Baptistelli é advogada com pós-graduação “lato sensu” em Direito Empresarial pelas FMU, em Direito Civil pela Universidade Mackenzie e pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pela Escola Paulista de Direito. É advogada associada do escritório, responsável pelas áreas de Direito de Família e Sucessões.

MINHAS FINANÇAS.

Fonte: Exame. Invest – Abril/2021.

VEJA AS OPÇÕES DE IMÓVEIS EM NOSSO SITE

https://fabianequeiroz.com.br/

Publicado por fabianequeiroz_corretora

Consultora & Avaliadora Imobiliária Especialista em Crédito Regularização e Leilões CRECI37273 CNAI:27945 SOU ESPECIALISTA EM AJUDAR PESSOAS A CONQUISTAREM A SUA CASA PRÓPRIA. FOCO E ENCONTRAR O IMÓVEL PERFEITO PRA CADA FAMÍLIA! CORRETORA APAIXONADA PELO MERCADO IMOBILIÁRIO. NÃO TEM RECURSOS AGORA, MAS QUER DAR UM BASTA NO ALUGUEL EM BREVE? EU POSSO TE AJUDAR A SE PLANEJAR! PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COMIGO. SERÁ UM PRAZER TE ASSESSORAR NESTE MOMENTO ÍMPAR. OFEREÇO UMA CONSULTORIA PERSONALIZADA ONLINE GRATUITA, AGENDE A SUA!

Deixe um comentário